A história da minha transição de carreira, com direito a uma pandemia para estragar meus planos.

Photo by Anthony Tran on Unsplash

No dia 3 de outubro de 2019, eu fui demitida. Não vou entrar em detalhes, mas aquele foi o momento em que minha vida virou de cabeça para baixo — alguns meses antes do mundo inteiro virar de cabeça para baixo com a descoberta do “novo” coronavírus. Eu já trabalhava na área de tecnologia desde 2004 e atuava como Analista de Negócios Sênior em uma grande empresa de consultoria. Uma coisa importante sobre as demissões é que, não importa quanta experiência você tenha, elas sempre te farão questionar tudo. Mas no início, não foi assim. …


Antes de iniciar uma carreira como produteira, eu precisei entender o que é produto.

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

Recentemente iniciei uma leve transição de carreira (sobre a qual falarei futuramente). Eu digo leve porque, apesar de ter mudado de função, eu continuo numa área muito próxima, trabalhando com desenvolvimento de software e realizando atividades que já realizava antes. Mesmo assim tive que aprender alguns conceitos e algumas ideias novas que eu já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha me aprofundado, uma dessas o próprio conceito de produto.

Eu já tinha trabalhado com produto e realizado tarefas próprias de um gerente de produto, mas não sabia exatamente o que é um produto e o que o diferencia de…


Sobre lembranças, brincos e panetones de chocolate

Love photo created by pressfotowww.freepik.com

Ei, você! Não, desculpa, não é você. Não é qualquer você. É você. Você que, todos os anos, me leva pra passar um mês inteiro na Melancolândia. Só você.

Quer um panetone? De chocolate, não gosto daquelas frutinhas esquisitas. Não, não é chocotone, porque eu acho esse nome feio. É panetone de chocolate. Diz a lenda que o termo panetone vem de pan di Toni, então, trocar o nome tira todo o charme italiano da coisa. Sim, eu sei um pouco de italiano. Bem mais do que naquela época, capisce? E aprendi outras músicas, nem gosto mais de Malia.

Mas…


Os princípios que direcionam minhas decisões de organização e planejamento

Foto de um laptop, com alguns lápis à direita e um relógio despertador vintage à esquerda.
Foto de um laptop, com alguns lápis à direita e um relógio despertador vintage à esquerda.

Há pouco mais de dois anos, escrevi sobre organização em meu blog pessoal em um post que até hoje é muito visualizado, ainda que eu não escreva mais naquele espaço. Em junho deste ano, quando comecei a trabalhar como Gerente de Produto no meio da pandemia, depois de passar oito longos meses desempregada, tive que me adaptar rapidamente à realidade do trabalho remoto e aos desafios de uma nova função, e me peguei voltando aos meus escritos anteriores para me reencontrar. Pareceu-me pertinente ressuscitar àquele texto, adaptando-o ao momento.

Uma coisa interessante, porém, é que pouca coisa mudou. Aqui eu…


Sobre aquela garota de 14 anos que assistia Laços de Família enquanto estudava para ser alguém na vida

Foto de uma mão feminina escrevendo em um caderno.
Foto de uma mão feminina escrevendo em um caderno.
Photo by fotografierende on Unsplash

Para quem não está por dentro das novidades televisivas, hoje a Rede Globo voltou a exibir a novela Laços de Família no Vale a Pena Ver de Novo. Eu já não consigo mais acompanhar nada na TV (o streaming me deixou mal acostumada a assistir qualquer coisa sem precisar me prender a horários pré-definidos), mas vi alguns tweets sobre o assunto e fui lançada em um poço de nostalgia. Para ser justa, não é difícil me lançar em um poço de nostalgia, mas tenho um carinho especial pelo ano 2000. O ano que mudou a minha vida.

A lembrança da…


Algumas palavras sobre saudade

Aí você percebe que começou a esquecer. Você está no ônibus, lendo, e percebe que passou daquele lugar conhecido e não parou a leitura. E você fica feliz por, finalmente, estar se libertando daquela dor.

Aí você percebe que não quer esquecer. Você se acostumou com a dor e quer que ela continue ali para lembrar-lhe daquela pessoa que, um dia, já foi tão importante. Você quer que ela continue sendo importante.

Aí você percebe que não precisa da dor para isso. Que nada no mundo fará com que você se esqueça, jamais.


WIP, MVP e outros aspectos da agilidade que estamos vendo diariamente nos jornais

Scrum. Kanban. Lean.

Quem trabalha com tecnologia já está acostumado a ouvir esses termos e — espero — utilizá-los, na prática, para realizar entregas mais ágeis e com mais qualidade. Porém, embora a agilidade seja mais conhecida pelos profissionais de TI, estando intimamente ligada à Transformação Digital pela qual várias empresas têm passado nos últimos anos, seus princípios e práticas podem ser aplicados em várias áreas.

Sou grande entusiasta da utilização de práticas ágeis em diversos contextos, inclusive, na minha vida pessoal. Em um curso que realizei há alguns dias, quando, inevitavelmente, o assunto “Coronavírus” teve o seu espaço, alguém…


Não importa o que te disseram ou a sua idade, você também pode aprender.

Mesas em um restaurante, com uma parede cheia de relógios ao fundo, cada relógio tendo a bandeira de um país.
Mesas em um restaurante, com uma parede cheia de relógios ao fundo, cada relógio tendo a bandeira de um país.

O início de tudo

Em 1999, a professora de Inglês da sétima série da Escola Estadual Confrade Antônio Pedro de Castro, em Contagem/MG, entrou na sala no horário da aula de Educação Física para fazer a reposição de uma aula da turma 701 a que ela havia faltado. A aluna mais inteligente da sala — querida por alguns professores dos quais era o braço direito, mas detestada por outros que não tinham paciência para adolescentes que faziam muitas perguntas — levantou-se de sua carteira e foi à diretoria, dizendo que não iria assistir àquela aula. Seu argumento era o de que não estava aprendendo…


The book that will tell you everything you need to know about Product Management

In the beginning was the Project, and the Project had a Project Manager, and the Project used traditional software development methodologies. During a limited period of time, people would assume specific attributions and each phase would feed the next one, until something could be delivered and people could return to their original attributions or be allocated in new projects.

With the advent of agile, the Project still existed as a main concept, but we began to see development with new eyes. A word was in vogue as something that every team member should have, as hard to define as it…


O livro que destrincha tudo o que você precisa saber sobre Gestão de Produtos

No princípio, era o Projeto, e o Projeto tinha um Gerente de Projetos, e o Projeto utilizava metodologias tradicionais de desenvolvimento de software. Durante um tempo limitado, pessoas assumiam funções específicas e cada etapa alimentava a próxima, até que algo pudesse ser entregue e as pessoas pudessem voltar para suas funções originais ou participar de novos projetos.

Com o advento da agilidade, o Projeto continuou existindo como conceito principal, mas o desenvolvimento em si começou a ser enxergado com novos olhos. Uma palavra ficou na moda como algo que todos os membros dos times deveriam ter, tão difícil de definir…

Cíntia Mara

Senior Product Manager at Ao Cubo. Escrevo sobre produto e agilidade, mas também sobre séries, livros e assuntos aleatórios.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store